05 setembro 2009

Presta Contas / Segurança!

Decorridos quase quatro anos deste mandato chegou a hora de prestarmos contas pelo trabalho efectuado em abono dos moradores e de todos, que aqui trabalham ou exercem a sua actividade.


SEGURANÇA DE PESSOAS E BENS:
Foi estabelecido um contrato para a vigilância nocturna (gratuito para os moradores mais carenciados), deste serviço recebemos mensalmente um relatório que nos permite acompanhar as condições de risco e de segurança nocturna, bem como a detecção de candeeiros apagados, fugas de água, etc., no período diurno contamos com o empenho dos efctivos da P.S.P. do Policiamento de Proximidade, bem como todos os restantes efectivos policiais que circulam nesta zona da cidade, naturalmente face á actual situação económico-social acontecem situações esporádicas (pequenos furtos) que são muito difíceis, senão impossíveis de prevenir, do ponto de vista das forças de segurança.
Participamos no Projecto Museu da Cidade (C.M.L.) e da Polícia Judiciária, denominado de SOS Azulejo que visa detectar os furtos destes materiais históricos dos edíficios da Baixa Pombalina.
No entanto a segurança das pessoas não passa apenas pelos efectivos policiais, passa também pela protecção e socorro, daí já reunimos com o Sr. Coronel Joaquim Leitão, comandante do R.S.B., promovemos pelo menos uma acção de sensibilização para idosos acerca da segurança em casa, e temos um levantamento (que estamos a actualizar) das vulnerabilidades da freguesia, cuja informação se encontra em poder Serviço Municipal de Protecção Civil e do Regimento de Sapadores Bombeiros com vista a uma pronta e efectiva intervenção em caso de sinistro.
No campo dos serviços de saúde, mantemos um programa de rastreios de saúde (semestral) abertos a toda a população, cujo agendamento é efectuado através das vitrinas de informação da Junta e casas comerciais, últimamente estabelecemos um princípio de protocolo com os Bombeiros Voluntários de Lisboa (1ª. Secção) com vista ao transporte de doentes e que concede um desconto significativo, aos moradores da freguesia, nas taxas estabelecidas no transporte de doentes.
Finalmente no âmbito do Plano de Emergência da Freguesia encontramo-nos na fase da constituição do Grupo de Voluntários, os quais vão receber o Curso de Primeiros Socorros e de Manuseamento de Extintores, afim de prestar uma actividade complementar ás equipas de socorro em caso do surgimento de um qualquer sinistro ou catástrofe que possa ocorrer!

Sem comentários:

Enviar um comentário