08 abril 2010

CENTENÁRIO de DIA INTERNACIONAL DA MULHER.

Em 1910 realizou-se em Copenhaga a 1ª Conferência Internacional da Mulher. Clara Zetkin, grande impulsionadora na luta das mulheres, denúncia discriminações e deixa a proposta para a necessidade da existência do Dia da Mulher, mas só muito mais tarde, em 1977 é que as Nações Unidas adoptam o dia 8 de Março com Dia Internacional da Mulher.

A Junta de Freguesia da Madalena assinalou esta importante data com a distribuição de flores às mulheres que vivem e trabalham na Freguesia e as nossas crianças associaram-se com um que trabalho que saiu das actividades do ATL.
De tarde promovemos uma conferência que decorreu nas instalações da Junta, e que teve como oradora convidada a Dr.ª Dulce Rebelo, fundadora do Movimento Democrático Mulheres (M. D. M.) e investigadora sénior da Fundação Callouste Gulbenkian.
A conferência iniciou-se com as intervenções do executivo que se centrou no papel das mulheres e na sua luta até aos dias de hoje, luta pela igualdade de direitos, como o direito ao voto conquistado com a revolução de Abril, mulheres que desde a 1ª República sempre foram preponderantes na transformação da sociedade.
Existiu também um momento de poesia declamado pela Sr.ª Presidente da Mesa da Assembleia de Freguesia.
A nossa convidada Dr.ª Dulce Rebelo dissertou pelos caminhos da história e avanços e recuos protagonizados por muitas mulheres que até aos dias de hoje, continuam lutando pela igualdade, pela família, pela paz, por uma sociedade mais justa.
Por último a Junta de Freguesia ofereceu a todas a mulheres presentes uma flor juntando o convite a todos os participantes para se juntar em convívio.

Sem comentários:

Enviar um comentário